terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Poupar é preciso

Imagem da net

Pois é, estamos no ano do aperto do cinto (mais um) e para isso é preciso poupar. Aqui ficam as minhas dicas para poupar:

- Uso a máquina de lavar roupa só quando está cheia (não é preciso estar a abarrotar porque depois não lava bem e aí em vez de poupar fazemos ao contrário, pois temos de fazer mais uma máquina de lavar). Se possível, sempre em programas rápidos e de baixa temperatura.
- Não vou beber café à rua. Desde que comprei a minha máquina de café poupo imenso dinheiro. Os cafés saem a menos de metade do preço habitual.
- Uso lâmpadas de baixo consumo. Tenho só lâmpadas de baixo consumo em casa.
- Dar sempre a contagem da água e da luz todos os meses (assim pagamos só aquilo que gastamos e não o que eles estimam).
- Faço sempre as compras ao mês. Há quem prefire fazer todas as semanas ou todos os dias. Mas para mim é mais prático, pois só vou ao supermecado uma vez e assim evito mais idas (sempre levamos mais coisas que não deviamos).
- Faço sempre a minha lista de compras e as minhas despesas mensais (assim sei aquilo que tenho e o que posso gastar).
- Procuro sempre as promoções que existam nos supermecados (aprendi com a minha tia em pequena - embora nessa altura andasse sempre a chateá-la com isso).
- Opto sempre que posso pelas marcas brancas (são boas e mais baratas). Fazem o mesmo que as outras. As que prefiro de marca compro-as, mas sempre atenta a promoções.
- Compro pão uma vez por semana e congelo. Assim tenho sempre pão fresquinho.
- O portátil uso sempre com a bateria sem estar ligado à electricidade. Não dura muito (só 1h e 15), mas sempre é luz que poupo.
- Evito aquecedores.
- Tento sempre pôr algum dinheiro de parte todos os meses. Sei que não posso pôr muito, mas tento sempre pôr uns 10 ou 20€ de parte.

São estas as minhas dicas de poupança. Tenho mais algumas mas não me lembro de todas. Espero que sejam úteis. :)

1 comentário:

  1. Ótimas dicas!!!! pois é, vamos ter um ano e tanto,temos mesmo que ter atenção aos gastos, sempre.
    Bj
    http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/

    ResponderEliminar